Doença transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim, infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. Apesar de não ser o carrapato comum, que encontramos geralmente em cachorros, é necessário manter os devidos cuidados e se atentar aos sinais, afinal, a febre maculosa mata e, nos últimos meses, o aumento considerável em casos no Brasil, tornou-se motivo de preocupação para a população.
IMPORTANTE!
Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele. Os carrapatos mais jovens e de menor tamanho são os mais perigosos, porque são mais difíceis de serem vistos. Não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra.
PROTEJA SEU PET DA FEBRE MACULOSA
A prevenção é fundamental para proteger seu pet e claro, sua família. Sendo assim, listamos abaixo algumas ações fáceis e que ajudarão a manter os carrapatos longe da sua casa.
- Mantenha o ambiente limpo e evite que seu pet passeie por ambientes que possam estar infestados por carrapatos. Desta forma, você evita que seu pet se contamine e evita também que ele leve os temidos carrapatos para casa.
- Fique atento aos sinais do seu pet! Sempre que possível, faça uma verificação minuciosa em seu animal. Lembre-se que os carrapatos adoram se esconder pelas áreas mais quentes, então não se esqueça de olhar bem as patinhas, orelhas e região genital.
- Utilize produtos carrapaticidas próprios para o seu cão.
- Fique atento aos sinais! Caso perceba algo de diferente no seu pet não deixe de procurar imediatamente um médico veterinário para diagnóstico e tratamento adequado.