Sem cheiro de xixi, chão sequinho, patinhas secas e limpas andando pela casa e absorção ultra rápida? Não, você não está sonhando, estamos mesmo falando sobre o tapete higiênico para cachorro da Procão. A solução ideal para quem tem pet dentro de casa, os tapetes são muito atrativos e facilitam todo o processo de treinamento dos pets.
Quer saber mais sobre o produto, dicas práticas sobre como usar e os principais cuidados? Então leia este conteúdo até o final e confira!
Tapete higiênico: as principais vantagens para pets e tutores
Você faz parte do grupo de tutores de cachorro que guardam pilhas de jornal em casa? A palavra portal de notícias já soou em seus ouvidos como um alerta? Se ambas as respostas forem “sim”, então isso significa que você tem um pet dentro de casa, e que ele costuma “ir ao banheiro” com regularidade.
Nós te entendemos e sabemos bem como o processo de adaptação do pet pode ser bem desafiador. Diferentemente dos gatos, os cãezinhos não são habituados a usar a caixinha de areia e, portanto, ensinar o lugar certo de fazer xixi pode dar um pouco mais de trabalho.
Com a rotina cada vez mais corrida, é quase impossível estar sempre a postos para limpar a bagunça do seu peludinho. E deixar o xixi ali para limpar depois não é uma opção. Isso porque, além do odor muito desagradável, as manchas e a sujeira, a urina dos cães é o local perfeito para a proliferação de micro-organismos causadores de doenças.
Por isso, manter sua casa livre de xixi é mais do que um hábito higiênico, mas uma forma de proteger seu pet e toda a família.
Mas não se preocupe, esse cuidado é muito simples e mais fácil do que você imagina. Com um pouquinho de paciência e dedicação da sua parte, e todo o suporte do tapete higiênico para cachorro Procão, logo seu doguinho aprenderá como “usar o banheiro” de forma correta. E o melhor: sem bagunça!
Escolha o lugar e instale seu banheiro
O primeiro passo para o treinamento do seu pet com o tapete higiênico é a escolha do lugar ideal. Afinal, na hora do aperto, nenhum pet vai querer ficar procurando o banheiro pela casa, não é?
Portanto, tenha um lugar fixo (ou mais de um lugar, se necessário) e apresente ao seu pet seu novo espaço pessoal. Caso precise mudar o local do tapete higiênico, não tem problema, mas comece aos poucos, para que ele possa se adaptar à mudança.
O mais recomendado é que o tapete higiênico fique em locais pelos quais o pet circule com frequência, mas ao mesmo tempo seja reservado. Ninguém quer plateia em momentos assim, certo? Então que tal deixar em um cantinho do quintal, banheiro, varanda ou área de serviço?
Macho ou fêmea?
Mesmo quem é tutor de pet de primeira viagem já deve saber que machos e fêmeas têm diferentes hábitos na hora do xixi. O macho, por exemplo, ergue uma das patas traseiras e seu xixi alcança paredes, postes, pernas de móveis e outras superfícies verticais. Já as fêmeas costumam agachar e fazem suas necessidades no chão mesmo.
Dessa forma, a posição do tapete higiênico também deve ser diferente e adaptada para as necessidades de cada pet. Enquanto que para as fêmeas basta fixar o item no chão, para os machos recomendados que parte do tapete esteja fixada direto na parede.
Quanto mais confortável o pet se sentir na hora de usar o banheiro, mais fácil e rápido será o treinamento.
Apresente o tapete higiênico ao seu pet
Tudo pronto? Agora é hora de ensinar seu pet a usar o tapete higiênico. O primeiro passo é instalar onde ele já está acostumado a ir. Por exemplo, se ele sempre faz xixi perto do sofá, que tal começar por ali?
Sempre após as refeições, quando seu pet sente necessidade de “ir ao banheiro”, leve-o até o tapete higiênico. Ah, e não se esqueça de fazer isso com todo o carinho e cuidado, brincando com ele no caminho e fazendo festinha ao chegar lá.
De jeito nenhum brigue com o seu pet caso ele faça xixi no lugar errado. Isso não vai fazer com que ele aprenda mais rápido e pode até mesmo atrasar todo o processo, além de tornar a “ida ao banheiro” algo traumático. Mas, pelo contrário, sempre que ele acertar o tapete higiênico, comemora a conquista com petiscos e brinquedos.
Se perceber que seu peludinho se prepara para fazer xixi, pegue-o com muita gentileza e leve até o tapete.
Tapete higiênico e educadores Procão: a combinação perfeita
O próprio tapete higiênico já é muito atrativo para os cãezinhos, mas você também pode contar com a ajuda dos educadores sanitários Pode e Não Pode da Procão. Esses produtos ajudam o pet a entender quais ambientes são adequados e quais não são, quando o assunto é “banheiro”.
Experimente espirrar um pouco do Não Pode onde ele costuma fazer xixi e um pouco do Pode onde ele precisa aprender a fazer. Você notará que, com o tempo, será muito mais fácil para vocês.
Gostou das nossas dicas? Então leia também: Como higienizar o pet após o passeio