Sapato para cachorro é realmente necessário?
O uso de sapatos para cachorros tem se tornado mais comum nos últimos anos, sobretudo nos grandes centros urbanos. Muitos tutores optam por esse acessório para auxiliar nos cuidados das patinhas de seu animal de estimação e para atender-las limpas.
Por outro lado, há quem diga que, além de desnecessário, o uso desse acessório pode ser prejudicial à saúde do animal, embora admitam que, em algumas situações, a utilização de sapatinhos pode ser interessante.
Exagerado ou não, o uso dos sapatinhos tem se popularizado, de modo que se torna importante saber quando e como utilizá-los, analisando os prós e contras de cada situação.
■ Vantagens de usar sapato para cachorro
O principal benefício é o da proteção. Diversas hipóteses cotidianas são vistas como possíveis para as patas, sendo que os sapatos podem representar uma melhor forma para lidar com elas.
A seguir, você conhecer algumas das maiores vantagens do uso desses acessórios.
■ Proteção em dias muito quentes
Entre as possíveis cores observadas por tutores que optam pelo uso de sapatos para cães, está a temperatura do solo, seja em dias muito quentes, aqui no Brasil, ou no inverno, em países mais frios.
Muitos veterinários recomendam não passear com os cães das 11h até as 16h devido à posição do sol, que deixa o asfalto muito quente, podendo queimar uma patinha. Os sapatos para cachorros surgem como uma boa alternativa para donos que precisam passar com seus pets nesse horário, uma vez que modelos específicos resolvem facilmente esse problema.
■ Apoio em terrenos difíceis
Tutores que gostam de caminhadas longas ou mesmo de fazer trilhas com seus cachorros também podem usar os sapatos para proteger as patinhas. Ou seja, no caso de passeios em terrenos acidentados, com presença de buracos, pedregulhos, gravetos e espinhos, esse acessório é uma ótima alternativa.
No perímetro urbano, é mais difícil de se deparar com esse tipo de terreno, mas sempre há a possibilidade de encontrar cacos de vidro no chão. De modo geral, para terrenos difíceis, é interessante usar sapatos com um solado mais resistente, como botas ou tênis para cachorros.
■ Ajuda a manter a pata limpa
Algumas famílias costumam deixar os cães subirem no sofá e até deitar na cama, o que exige bastante higiene no trato com o animal. Em contrapartida, a rua é um ambiente propício para a proliferação de microrganismos que podem ser prejudiciais à saúde.
Para resolver esse problema, algumas pessoas optam pela praticidade de usar sapatos em seus pets, mantendo suas patas limpas sem precisar lavá-las ou limpá-las com lenços umedecidos após cada passeio. Nesse caso, a melhor opção é o sapato de silicone.
■ Protege a pata lesionada
O uso dos sapatos para cachorro também se tornado opção entre os tutores caracterizados pets já estão com alguma lesão lesão na pata que pode se agravar durante o passeio ou até mesmo infeccionar pelo contato com a sujeira do asfalto.
Nesses casos, o uso do sapato é momentâneo e o tutor pode ter por modelos de silicone ou de tecido, dependendo da lesão. Já para cães idosos, que reclamar de problemas crônicos, é preciso investir em um modelo com o solado acolchoado, como as botinhas.
■ Cuidados ao usar sapato no cachorro
Apesar do uso do sapato parecer ser a solução ideal para algumas dificuldades enfrentadas ao se passear com os cachorros, seu uso não deve ser feito indiscriminadamente. Muitos veterinários alertam para os problemas que esse acessório pode causar, se usado de maneira incorreta. Confira, a seguir, alguns cuidados que envolvem o uso dos sapatos pelos cães.
■ Pode machucar a unha
Embora se acredite que usar sapatos, pode prevenir nos pés dos cachorros ou ajudar na cicatrização de machucados preexistentes, alguns cuidados devem ser tomados para que o sapato não machucado ou animal.
Sapatos apertados podem pressionar como unhas do cãozinho contra a pata e os dedos, causando arranhões ou cortes mais profundos. O uso constante deles também inibe o desgaste natural das unhas em contato com o solo, o que pode fazer com que elas cresçam demasiadamente.
■ Sempre lave a patinha e o sapato
Os cães trocam calor com o solo através das patas, local onde eles suam. Assim, fechá-las em sapatos faz com que a umidade fique presa dentro deles, o que pode causar uma proliferação de fungos e bactérias.
Para evitar esse problema, é importante manter os sapatos sempre limpos, higienizá-los após cada passeio e fornecer-los para secar em local arejado, de preferência onde bata sol. Optar por modelos de tecido de trama aberta também ajuda bastante.
■ O cachorro não se sente confortável
Nem todo cão se adapta ao uso dos sapatos, pelo contrário, muitos ficam desconfortáveis. Se seu animal apresentar qualquer comportamento estranho, significa que ele não está se adaptando ao acessório.
Muitas vezes, treiná-lo por um tempo dentro de casa, antes de sair na rua, já resolve. Basta colocar o sapato por alguns minutos e, ocasionalmente, oferecer petiscos e brincar com ele para ele associar o sapato a algo bom. Mas, se o desconforto persistir, é melhor não insistir.
■ O sapato pode ajudar o seu cãozinho!
Agora que você já sabe os benefícios e problemas relacionados ao uso de sapatos para cachorro, fica fácil decidir se essa é uma boa alternativa para seu cão. Existem pontos importantes a considerados antes de aderir ao acessório, que pode prejudicar seu cão quando mal utilizado.
Caso seja realmente necessário aderir aos sapatinhos, faça-o com consciência, observe qual modelo é mais indicado para o caso do seu animal de estimação e evite utilizar diariamente. Lembre-se sempre que as patinhas do seu pet também precisam respirar. Siga essas dicas e tenha a certeza de fazer um passeio seguro e agradável tanto para você como para o seu cão!