Ainda não chegamos no verão e as temperaturas estão cada vez mais altas. Os cães sentem calor e os dias mais quentes apresentam alguns riscos à saúde do seu bichinho. Mas, o que pode acontecer com o cachorro quando está muito calor?
Eles são muito mais suscetíveis ao calor do que nós, pois não possuem glândulas de suor e a respiração é a única forma de controle da temperatura do corpo. Por isso, é importante que você, tutor, fique de olho no seu amiguinho de quatro patas e tome alguns cuidados para mantê-lo bem.
Então, vamos explicar o que o calor excessivo provoca no seu cachorro, como você pode identificar se seu pet está passando mal e o que fazer para que ele aproveite os dias mais quentes sem sofrer com o calor. Confira!
Problemas de saúde mais comuns no cachorro durante o calor
A hipertermia (aumento da temperatura corporal) é o problema mais comum – e o mais grave – que pode afetar os cães nos dias de calor intenso. Ela pode causar desmaios, convulsões e até morte.
Os pets que correm mais risco de hipertermia são os idosos, obesos, os cães das raças braquicefálicas, que possuem focinho curto, como buldogue francês, shih tzu, pug e lhasa apso, bem como os cachorros peludos como chow-chow, spitz e husky siberiano.
Além disso, o calor também pode causar desencadear quadros de desidratação, insolação e choque térmico, que ocorre quando eles são deixados em espaços confinados com pequena ou nenhuma ventilação e alta umidade, como carros, parques e praias sem sombra.
Como saber se o cachorro está passando mal com o calor?
Como os cães controlam a temperatura corporal pela respiração, se eles passarem muito tempo ofegante com a linguinha para fora fique atento. Esse pode ser o primeiro sinal de que o calor está afetando seu bichinho.
Outros sinais que você deve ficar de olho são: salivação excessiva, desorientação, andar cambaleante, ficar mais quieto que o habitual, beber muita água, vômitos e diarréias.
Cuidados essenciais para proteger seu cão do calor
Não tem jeito de evitar o calor, mas você pode adotar algumas medidas para que seu cãozinho se sinta melhor nos dias mais quentes.
- Faça passeios em horários mais frescos do dia, antes das 9h e depois das 18h;
- Prefira locais gramados – o asfalto quente pode queimar os coxins, aquelas almofadinhas das patas;
- Se o cachorro ficar ofegante durante o passeio, faça uma pausa e deixe-o descansar;
- Use protetor solar específico para pets;
- Borrife água no rosto e nas patas para ajudar a refrescar;
- Troque a água do bebedouro várias vezes ao dia;
- Mantenha o pote de água longe do sol e com água fresca, mas não gelada;
- Nunca deixe o pet sozinho no carro;
- Dê banhos semanais com água morna, pois a água muito fria pode causar choque térmico;
- Use apenas a toalha para secar os cães de pelo curto e o ar frio do secador para os de pelo longo;
- Mantenha a tosa em dia.
Gostou das nossas dicas? Clique em MOMENTO PET e fique por dentro das novidades do blog.
E não deixe de nos seguir no Instagram e no Facebook também!