Com o isolamento social, as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e, com isso, estreitaram os laços com seus pets. Agora, com a flexibilização da quarentena, muitos tutores estão retomando a velha rotina e os bichinhos podem estranhar ao ficar sozinho por várias horas.
Nos últimos meses, eles se acostumaram com a presença constante dos tutores e uma mudança muito brusca pode ser traumática, principalmente para os cachorros, que são mais dependentes.
Por isso, antes de voltar à sua rotina atarefada e longe de casa, é importante readaptar seu amigo peludo à antiga realidade, assim ele não sente tanto a sua ausência.
Por que é importante preparar seu pet para voltar à rotina?
Eles nunca passaram tanto tempo ao seu lado e o distanciamento repentino pode deixar seu cachorro inseguro, provocando mudanças de comportamento, como ficar sem comer, fazer as necessidades em locais inadequados ou roer móveis.
Além disso, alguns pets também podem desenvolver problemas emocionais, como a ansiedade de separação, um estresse agudo que surge quando o animal tem que ficar sozinho.
Portanto, é extremamente importante que você comece aos poucos a adaptar seu cachorro para voltar à rotina que ele tinha antes da quarentena.
O que fazer para readaptar seu pet à antiga rotina?
Para acostumar seu pet a ficar sozinho outro vez você deve fazer uma transição de rotina tranquila e gradual, com pequenas mudanças. Veja nossas dicas para começar a prepará-lo para essa nova fase pós-quarentena:
Deixe-o sozinho em alguns momentos do dia
Um tempo sem ninguém por perto é fundamental para seu cão se acostumar a ficar sozinho novamente. Comece com 30 minutos duas a três vezes ao dia, durante dois dias seguidos.
No terceiro dia, você pode colocá-lo em um ambiente separado ou atrás de um portãozinho por uma hora e, no quarto dia, por duas horas. Lembre-se de dar um petisco ou brinquedo para não parecer que é um castigo.
Faça as refeições, passeios e brincadeiras nos horários habituais
É normal que a quarentena tenha alterado a hora da refeição, do passeio e brincadeiras e até de dormir. Mas, para seu pet se acostumar novamente à antiga rotina, você deve fazer essas atividades nos horários habituais.
Dê estímulos para mantê-lo ocupado
Se você já estiver ficando longas horas fora de casa, procure deixar bolinhas, mordedores, comedouros lentos e brinquedos interativos. Eles são boas ferramentas para que o cão se ocupar e não focar na sua ausência.
Coloque gravações de sons
Outra solução para evitar que seu cachorro se sinta sozinho é colocar gravações de sons (rádio ou TV ligada) quando você não estiver em casa, pois o som de outras vozes humanas pode deixá-lo mais tranquilo.
Gostou das nossas dicas? Clique em MOMENTO PET e fique por dentro das novidades do blog.
E não deixe de nos seguir no Instagram e no Facebook também!