Se a gente já deixa as roupas na porta de casa depois de um passeio na rua, imagine os pets que saem ao natural? Você já percebeu que a mesma quantidade de germes e bactérias sob as solas dos seus sapatos podem estar agora nas patinhas do seu peludinho?
E o mais surpreendente é que a maioria dos tutores nunca parou para pensar que, assim como seus próprios sapatos e peças de roupa, os pets também mantêm contato direto com a superfície e podem estar contaminados com a sujeira encontrada na rua.
Principalmente os pets curiosos e que adoram entrar em cada canto desconhecido e farejar novas aventuras. Então, muita atenção!
Se você tem o hábito de chegar com o pet do passeio e deixar que ele suba direto no sofá ou na cama, é bem possível que esteja trazendo para dentro de casa uma série de micro-organismos causadores de doenças.
O que fazer então?
Definitivamente, suspender os passeios com os seus doguinhos não é uma opção. Eles precisam dos passeios para manter a boa saúde física e mental, assim como também socializar com outros animais e manter um contato mais próximo com a natureza.
Cabe então, ao tutor responsável, promover a higienização correta do pet após cada passeio e garantir a segurança tanto do seu animalzinho, quanto de toda a família.
Quer saber como? Então confira nossas dicas abaixo!
Dicas práticas para higienizar o pet após o passeio
Antes de tratarmos cada uma das dicas individualmente, precisamos esclarecer aqui o conceito de higienização. Afinal, estamos tão acostumados a desinfetar as compras do supermercado, as mochilas que levamos para o trabalho e os celulares que, com o passar do tempo, isso já se torna um hábito natural.
No entanto, a higiene está diretamente ligada à limpeza com o objetivo de eliminar o excesso de sujeira, germes, vírus e bactérias causadoras de doenças. Digamos que para os humanos, seria o mesmo que um bom banho com muito sabão.
Mas, apesar dos pets adorarem a hora do banho, sabemos que para a proteção da sua própria saúde, os banhos não podem ser excessivos. No máximo uma vez por semana e olhe lá! Depende muito da raça e do comportamento do doguinho.
Por isso, a higienização do pet após o passeio deve ser feita de forma diferente, com todos os cuidados necessários e com o uso de produtos adequados. Abaixo, explicamos detalhadamente como fazer em cada etapa.
Comece pelas patinhas
A não ser que o seu pet adore sair rolando pela calçada, é comum que as patinhas sejam sempre as partes mais sujas do corpinho do cãozinho. Assim como o focinho, que acompanha as patinhas explorando todo o ambiente, mas logo logo chegamos nessa parte.
Além disso, caso você não tenha quintal e precise higienizar o pet dentro de casa mesmo, é melhor começar pelas patas. Afinal, caso ele saia correndo de você, pelo menos não vai contaminar o restante do ambiente.
Para higienizar as patinhas, você pode usar a boa e velha combinação de água e sabão (sabonete para cachorro). Ou, caso seu pet seja um pouco mais agitado, tente usar um lenço umedecido ou tecido umedecido com shampoo a seco para cachorro.
Aquelas marcas de gel higienizador ou espuma antisséptica para humanos devem ser evitadas. Isso porque, e já falamos aqui sobre esse assunto, o pH da pele do seu pet é bem diferente do nosso, e fórmulas próprias para humanos podem prejudicar a saúde do seu peludinho.
E limpar as patinhas não é apenas passar aquele paninho por cima, certo? Garanta que as almofadinhas, o espaço entre os dedos e as unhas do seu cãozinho estejam bem limpas também.
Higienize a barriguinha
Seu pet adora rolar ou deitar no chão? Então a barriguinha também deve ser higienizada. Mas aqui, evite água e sabão a não ser que o pet esteja pronto para o banho.
Você pode só contar com o suporte de lenços umedecidos neutros ou o tradicional shampoo a seco para cachorro. Espirre uma pequena quantidade do produto na barriga do pet e, com muito cuidado, passe um tecido seco e macio para espalhar o produto e remover o excesso.
E, é claro, aproveite a oportunidade para fazer muito carinho! Seu peludinho merece!
Quem anda metendo o focinho onde não foi chamado?
Se seu pet também é assim, corre para meter o focinho onde não foi chamado e tentar descobrir qual é a novidade da vez… Então está na hora de higienizar essa parte do corpo também.
Entretanto, por ser uma área mais “sensível” para eles, pode ser que o seu peludinho crie certa resistência. Igual criança na hora de limpar o rostinho depois das refeições. É super comum e o tutor deve ter muita paciência.
Nada de esfregar o lenço umedecido direto no focinho do pet. Ele pode se assustar com facilidade e até mesmo tentar morder, apenas por reflexo e instinto de proteção. Então, comece brincando com ele, oferecendo o lenço para que ele possa cheirar e, com muito cuidado, aproveite a oportunidade para a higiene.
Evite lavar o focinho do seu pet. Só a água não fará muita diferença e aqui não devemos usar qualquer tipo de sabão. Além do mais, há um enorme risco de deixar que o pet aspire a água, o que pode causar desconfortos e acidentes perigosos.
Usou o banheiro fora de casa?
E, por último, garanta que as partes íntimas estejam higienizadas, mesmo que eles não tenham feito suas necessidades.
Você pode usar água limpa, se necessário, mas o próprio lenço umedecido é mais confortável para eles e resolve muito bem o problema.
Gostou do nosso conteúdo sobre como higienizar o pet após o passeio? Então leia também: Shampoo para cachorro: como escolher o produto ideal para cada tipo de pet?